7/23/2011

Amy Winehouse e a maldição dos 27 anos


O Clube 27
A cantora Amy Winehouse é a mais nova integrante do chamado 27 Club (Clube 27), também conhecido com Forever 27 Club. Os integrantes? Grandes ídolos do rock que morreram aos 27 anos. O guitarrista Jimi Hendrix, a cantora Janis Joplin, o vocalista do The Doors, Jim Morrison, Kurt Cobain, ícone do movimento grunge e líder do Nirvana, e Brian Jones, um dos fundadores da banda Rolling Stones, são alguns dos artistas que fazem parte da lista. Em comum, talento de sobra e consumo excessivo de drogas e álcool.
A coincidência (ou não?) inspirou Eric Segalstad e Josh Hunter a escreverem um livro: "The 27's-The Greatest Myth Of Rock & Roll", lançado pela editora Samadhi Creations e sem edição em português. Em 2008, a exposição "Forever 27" reuniu, em Londres, fotos de músicos que morreram aos ... 27, claro. Entre os "membros" do clube estão ainda o bluesman Robert Jonhnson, Ron Pigpen McKernan (do Grateful Dead), Pete Ham (do Badfinger), David Alexander (dos Stooges), Pete De Freitas (do Echo & The Bunnymen), Mia Zapata (do The Gits) e Gary Thain (do Uriah Heep).

Jimi Hendrix: O guitarrista americano nasceu em 27 de novembro de 1942 e morreu em 28 de setembro de 1970. Segundo o médido que o atendeu, ele teria se afogado em seu próprio vômito, em decorrência de overdose de remédios para dormir.

Janis Joplin: A cantora nasceu em 19 de janeiro de 1943 e morreu em 4 de outubro de 1970. De overodese de heroína, em Los Angeles (EUA).

Jim Morrison: O vocalista do The Doors nas ceu em 8 de dezembro de 1943 e morreu em 3 de julho de 1971. Ele foi encontrado morto na banheira de seu apartamento, em Paris. Apesar de a morte oficial ser ataque de coração, suspeita-se que ele tenha morrido de overdose de heroína.

Brian Jones: Nasceu em 28 de fevereiro de 1942 e morreu em 3 de julho de 1969. Encontrado morto na piscina de sua casa, na Inglaterra, o músico, um dos fundadores da banda Rolling Stones, teria sido vítima de ingestão excessiva de álcool e drogas.

Kurt Cobain: Nasceu em 20 de fevereiro de 1967 e morreu em 5 de abril de 1994. Ícone do movimento grunge, o líder do Nirvada foi encontrado morto com um tiro na cabeça em sua casa, em Seattle (EUA).

No comments: