8/14/2011

Cuidado com os golpes misticos


O sucesso de Herculano Quintanilha, personagem de Rodrigo Lombardi no remake da novela "O Astro", colocou novamente em discussão o interesse despertado pelas consultas prestadas por representantes de diferentes correntes místicas e tradições religiosas. Especialistas ouvidos pelo G1 explicam o que esperar de um atendimento e alertam para os riscos de golpes praticados por estelionatários. 

A reportagem conversou com um representante do candomblé, com um astrólogo e com uma numeróloga e taróloga. Em comum, os três especialistas alertam que ninguém deve se enganar com "promessas milagrosas" e tampouco com adivinhações do futuro. De forma geral, as consultas místicas e espirituais servem como ponte para o autoconhecimento.
Veja abaixo dicas de como evitar golpes:

Local das consultas e elementos
Um dos primeiros pontos a serem observados é o local onde será feita a consulta. Baba PC, do terreiro Oxumaré, em Salvador, diz que “o local deve ser um templo, não um quarto de apartamento”.  Baba PC explica que para fazer consulta o ideal é que o cliente procure as entidades que registram as casas (os terreiros) ou que liguem para o terreiro onde o pai de santo foi iniciado para confirmar se ele está apto para desempenhar a função. Os principais terreiros são registrados e os 'filhos' dessas casas, aptos a desempenhar a função de pai de santo, também abrem seus terreiros e atendem nesses locais. Esse segundo terreiro está ligado ao primeiro, que está registrado.Segundo o babalorixá, outra característica que pode significar um indício de golpe é um item simples. “No caso do jogo de búzios, eles devem estar sempre abertos”, indica Baba PC, se referindo à fenda na parte de baixo dos búzios, que deve estar aberta na concha.

No caso do tarô, as cartas não podem ser confundidas com o baralho cigano ou outros baralhos de jogos. De acordo com a especialista, os tarólogos utilizam as cartas da kabala tradicional do antigo Egito. "São 78 arcanos. Desses 22 representam o mundo subjetivo, que é o mago e a sacerdotisa. Os outros 56 são os arcanos menores que representam o mundo objetivo, indicados pelos quatro elementos. Fogo, ar, água, terra que na psicologia representam sensação, sentimento, intelecto e intuição", diz a taróloga.
 Já o filósofo e astrólogo Paulo Viana Randow, que estuda a astrologia há mais de 25 anos, destaca que ambientes "limpos" são características fundamentais da vertente. Segundo ele, bolas de cristal, baralhos, incensos e pedras não são usados pelos astrólogos. Os especialistas na área utilizam computadores e tabelas planetárias para fazerem os cálculos.

 Comportamento e roupas
O astrólogo Randow diz que está enganado quem pensa que consultor de astrologia anda pelas ruas de turbante e batas. Segundo Randow, ele usa calças e roupas comuns. Diferentemente do que ocorre no candomblé, onde o traje, de acordo com o Baba PC,  é diferente das roupas "civis", mas não são garantia de que o consultor é um pai de santo sério.

“Tem uma roupa específica, mas as pessoas podem comprar e vestir. O que diz se a pessoa é mesmo da religião, e está preparada para a função, é o comportamento dela”, explica. “Algumas pessoas dizem que estão manifestadas, mudam de voz, ou fazem coisas do gênero. Isso não é comum no candomblé”, diz.

No comments: