12/10/2011

Bom exemplo as autoridades da India deram ao mundo

Autoridades da Índia prenderam os responsáveis por um filme cujo pôster coloca pinturas satânicas sobre a imagem de Cristo e mostra um homem apunhalando o crucificado.

Depois de vários protestos de organizações cristãs como o Catholic Secular Forum (CSF) contra o filme “Who’s there?” [Quem está lá?], o governo indiano tomou providências.

O diretor Ejaz Ahmed, o produtor Washim Sheikh e o publicitário KA Jauhar, foram presos e devem responder às acusações de “ferir os sentimentos religiosos”, “intenção maliciosa” e “insulto à crença religiosa”.

Eles violaram as normas cinematográficas do país. Depois de pagarem fiança foram soltos e aguardarão o julgamento em liberdade. Grupos cristãos pediram ao Tribunal de Mumbai penas severas para os acusados.

O secretário-geral da organização CSF afirma que a sentença poderia ser dada imediatamente, pois o pôster publicitário do filme viola o artigo 38 do regulamento cinematográfico da Índia, sendo a Junta Central de Certificação de Cinema.

A imagem em questão é Cristo, numa cruz, sendo apunhalado por um homem que segura um cálice onde está escrito: “Desta vez o mal vai triunfar”. As primeiras imagens publicitárias e o trailer trazem mensagens como “Esperem a verdade inesperada” ou “Diremos quem Jesus Cristo realmente é”, enquanto mostram Jesus sendo golpeado por adagas e uma cruz invertida.

O líder cristão Babu Joseph classificou “Who’s there?” como “um filme que ofende a fé e os sentimentos de todos os cristãos e contribui para difundir o ódio contra nós”. Na Índia, a minoria cristã, cerca de 2%, costuma ser perseguida por extremistas hindus e muçulmanos.

Por isso, enfatizou ele, “Pedimos que este filme seja retirado dos cinemas. Existem forças na Índia que desejam criar atritos sociais agindo no campo religioso. A fé cristã é quase sempre ilustrada de modo falso e equivocado, isso a desacredita e apenas fomenta o ódio. Não está claro quem está por trás deste filme, mas sabemos que forças extremistas hindus estão espalhados na sociedade e nos meios de comunicação. Os cristãos veem na religião um fator de paz. Condenamos todo ato blasfemo, contra qualquer religião”.

Para muitos, “esta é a pior representação possível do cristianismo”. Por isso, a CSF iniciou um abaixo-assinado que já conta com mais de 2.000 assinaturas que exigem ver essa produção banida. A história do filme de terror que estreou no mês passado em alguns cinemas da Índia é sobre um casal que é atormentado por um fantasma.

No comments: